Câncer de mama em familiares é sinal de alerta

Inovações na medicina permitem rastrear os genes favoráveis a doenças, como o câncer de mama, e a optar por intervenções profiláticas, como a mastectomia O câncer de mama é a patologia que mais acomete as mulheres, sendo responsável por cerca de 20% das mortes por câncer. Dados da American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer) estimam que…

Mastectomia profilática para câncer de mama

Um assunto bastante controverso na Mastologia é a cirurgia de mastectomia profilática, que nada mais é do que a retirada de uma ou das duas mamas antes do diagnóstico do câncer de mama, uma forma preventiva para as mulheres que apresentam sérios riscos de desenvolver a doença. Pode-se pensar na cirurgia profilática em duas situações…

Posso tomar a vacina da febre amarela?

Se você já teve câncer de mama ou se está em tratamento, esta dúvida pode estar passando pela sua cabeça. Com o recente surto de febre amarela que atinge o Sudeste do Brasil, a preocupação em vacinar-se é compreensível. No entanto, é preciso explicar porque algumas pessoas devem se vacinar e outras não. São casos…

O que é mastite e como cuidar das mamas

Quem já teve mastite sabe o quanto ela pode ser dolorosa e incômoda, mas esta inflamação das glândulas mamárias, na maioria das vezes, é simples e pode ser cuidada de forma fácil e rápida, evitando que o caso se complique e cause mais dor e desconforto. Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de…

O que são os fibroadenomas?

Os fibroadenomas são nódulos benignos e sólidos ou fibrosos que podem aparecer em diferentes partes do corpo, inclusive nas mamas. São considerados benignos por não apresentarem proliferação celular e por isso não possuem potencial para tornarem-se nódulos malignos. Estes nódulos geralmente aparecem em mulheres jovens, na faixa etária entre 20 e 30 anos. Podem ser…

Cistos mamários: diagnóstico, tipos e tratamento

Os cistos mamários são lesões benignas das mamas e, na maioria das vezes, a paciente não apresenta sintomas, como dor. É muito comum que mulheres apresentem um ou mais cistos nas mamas, especialmente na faixa etária entre 35 e 50 anos por conta das variações hormonais durante a vida. Em consultório, as pacientes costumam ficar…

Quando fazer a cirurgia de reconstrução mamária

O diagnóstico de câncer de mama é bastante assustador e percebo nas minhas pacientes, além do medo da doença em si, a preocupação com a possibilidade de perder uma ou as duas mamas durante o tratamento. Essa questão é muito importante e deve ser cuidada pelo médico mastologista com toda a atenção que a paciente…

Anticoncepcionais e o câncer de mama

Quem nunca ouviu dizer que tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar câncer de mama? Desde os anos 60, quando o contraceptivo oral chegou ao mercado, transformando a vida das mulheres e se tornando popular no mundo todo, cientistas deram início a muitos estudos sobre o impacto do medicamento na saúde feminina. O tema é…

Sexualidade e o câncer de mama

O câncer de mama afeta cada mulher de uma forma bem diferente. Cada uma recebe o diagnóstico de um jeito. Cada uma encara o tratamento de um jeito. O que se pode afirmar sem medo de errar é que o câncer de mama não afeta apenas o aspecto físico de uma mulher, mas também o…